segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fringe e Arquivo X: Homenagem? Plágio?



Homenagem? Plágio? Falta de criatividade?
Fringe surgiu ano passado com a missão de ser o novo Arquivo X para alguns. Mas o que isso significaria? Marcar a história da TV? Abordar assuntos sobre ufologia? Inserir o paranormal em suas tramas? Seja lá como for, os excers não viram com bom olhos a ligação entre o novo seriado e a criação de Chris Carter.
Muitos fãs de Arquivo X se recusam a assistir ao seriado por acharem que estão dando audiência a algo que quer roubar a fama da famosa série da década de 90; outros não veem porque não se interessaram pela nova empreitada de J.J. Abrams por haverem se decepcionado com “Lost”. Eu resolvi verificar a primeira temporada porque gosto de ficção científica. Aprovei a série. Não é algo fenomenal, apenas boas histórias que caem em alguns momentos na mesmice e previsibilidade. Mas possuem alguns lampejos de que podemos ganhar se esperarmos.
Bom, a primeira temporada se foi e terminou de uma forma surpreendente. Ansiosos, os que acompanham a série leram e ouviram que o primeiro episódio da segunda temporada teria homenagens a Arquivo X. Mais uma jogada para ganhar audiência? J.J. é fã de AX? :P
Nessa quinta que se passou, fui eu lá verificar o que realmente de homenagem a Arquivo X teríamos. Fiquei com algumas impressões – muitas delas negativas. Restou-me um quê de decepção ao término do episódio. Na verdade, fiquei um tanto confusa.
Referências a AX perpassam todo o episódio. Poderia até dizer que estava vendo partes de vários eps de AX. No início, é exibida uma TV em que passa cenas do eps “Dream Land”.





Em meio a trama, vemos:
1)uma versão do caçador de alienígenas (uma indivíduo que vem de outra dimensão e que adquire a forma das pessoas);



2)Peter (eca!) deprê por Olívia ter supostamente morrido entra em uma bar para afogar suas dores – nítida referência a FTF;







3)Olívia volta não sei donde, quase morta, e volta a vida sem lembrar onde, quando, com quem ou por quê, esteve – Scully em “Por um fio” ;


4)Em um momento de interrogatório, Broyles é informado que os resultados de suas investigações “X” não são suficientes para que se sustente a divisão . E que esta seria fechada . Lembra alguma coisa?














A sensação final é de que estaríamos vendo uma continuação ou reformulação de Arquivo X.
Razoável é a classificação que faço da season premiere. Existiram perguntas sem respostas (o problema é que não eram perguntas inteligentes, pois parecia que havia falhas no roteiro). Não disse a que veio esse primeiro eps. Espero que melhore e que não fique na promessa; que não venha a se confirmar aquilo que muitos excers dizem há muito: Fringe é apenas um plágio de Arquivo X e não merece nossa atenção.

Nenhum comentário:

Este é blog é feito por fãs (Esfiles) de Arquivo X que, apesar da série ter se encerrado há alguns anos, ainda assistem, amam-na e seguem a carreira de seus principais atores. Aqui você, visitante, encontrará noticias de nossas atividades, encontros e também notícias relacionadas à série e seus atores.