segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Entrevista de Gillian Anderson ao "The Telegraph"


A entrevista é do mês passado, poderia ter postado antes. Mas como já dizia o velho Chris "sabe como é.."  Gillian fala sobre seu irmão recém falecido e sobre sua Miss Havisham.





Gillian tem uma tatuagem em seu pulso direito está escrito em sânscrito e quando eu pergunto o que isso significa, ela me diz rindo que sua tradução aproximada é "Não lhe diz respeito".  Anderson é uma curiosa mistura de cautela e negligência, recusando-se a comentar sobre um pouco de tinta na pele e ainda, falando abertamente sobre seu irmão Aaron, que morreu há três meses devido a um tumor cerebral. Ele tinha apenas 30 anos. Comento, ainda que seja óbvio, que deve ter sido um ano difícil. "Bem, certamente muita coisa aconteceu este ano. Mas eu sinto que eu aprendi. Eu sinto que mudou de uma forma positiva."

Aaron foi diagnosticado com neurofibromatose quando ele tinha apenas três anos de idade. Era uma condição rara que não tinha cura conhecida e causa tumores a crescer em tecido nervoso, levando a anormalidades na pele e ossos, mas Anderson diz que  "É questionável que estivesse relacionado a isso. Sua condição envolvia  tumores, mas raramente tumores cerebrais envolvidos e, portanto, o fato de que ele tinha um inoperável foi algo chocante e incomum. Ele estava fazendo um doutorado em Stanford. Estava no meio de uma jovem vida."

Aaron era  budista, "E porque ele foi preparado. Ele foi diagnosticado com o tumor aos 27 anos e foi bastante complicado no final, mas ele estava completamente pronto. Por isso foi muito visível a todos que vieram para testemunhar a sua doença e sua luta ".
Foi mais difícil para aqueles que assistiram que Aaron?
 "Sim e não. Quero dizer, meus pais são excelentes ...", sua voz foi sumindo. "Eu acho que se resume à percepção de que ele tinha tudo, a aceitação do seu caminho. Nenhum de nós estava segurando para tentar o mundo novamente. Nós não queríamos que nada fosse diferente do jeito que estava indo, porque era muito claro que ele estava bem".

Muitas entrevistas enfatizam o interesse de Anderson por terapias, em sua infância nômade, que a viu passar de Chicago para Porto Rico, e depois para Londres e Michigan e os ataques de pânico que possui quando faz teatro. "Quero dizer, quantas vezes eu li as mesmas f*** coisas". Que, diz Anderson, "perturba a minha mente", porque sentem que não é algo representativo das conversas que teve com jornalistas. Faz parecer que a atriz é autoindulgente e emocional, quando na verdade é uma companhia muito boa.

Nós nos reunimos em Londres (sua casa, onde vive com sua companheira e três filhos) para discutir seu papel como Miss Havisham em "Grandes Esperanças", adaptação do Natal BBC, seu segundo papel de Dickens, havendo interpretado Lady Dedlock em adaptação de "Bleak House". Anderson é incrivelmente bonita, ainda mais do que na tela e fala com um sotaque Inglês, que de alguma forma parece se sentir melhor. Vem sozinho, grunhindo em um quatro por quatro e se desculpando pelo atraso, explicando que quase ficou sem gasolina na M4, enquanto viajava do local onde  tem sua casa em  Londres. Que parte do país é? Novamente, faz silêncio e quando eu digo que pediu sem qualquer intenção, eu não estou pensando em marcar o seu endereço completo e, em seguida, imprimi-lo no papel, relaxa um pouco - o suficiente pelo menos para o nome do condado de Wiltshire.

E é isso que acontece com Anderson e fala com fluidez quando perguntado sobre sentimentos e experiências, e todas as coisas pessoais, mas quando perguntado coisas aparentemente inócuas, torna-se estranhamente reservada.  A atriz,  43 anos, provavelmente, se recusaria a dizer o que  comeu no almoço, mas se lhe perguntarem se ele estava ciente de quão jovem ele era, pelos padrões modernos, quando ele era um bebê e casou-se (aos 24 anos), e ela vai sair com alguma coisa.
 "Bem, na verdade eu nunca estive ciente de tudo em minha vida. Quando eu estava fazendo 'The X-Files', as pessoas diriam, 'Oh, meu Deus, sua vida está em crise - se este trabalho em 24, eu casado, ficou grávida, eu me divorciei.'Mas a minha resposta sempre foi, ‘não é  o que as pessoas costumam fazer?’. Realmente nunca ecoou na minha cabeça da forma como as pessoas diziam."

E, em seguida, sem perguntar disse: "Eu acho que ... o problema pode ser ... que não tenho nenhum tipo de arrependimento, porque qualquer arrependimento poderia significar que eu gostaria de não ter feito a série ou ter tido a Piper (sua primeira filha ). Mas acho que se eu tivesse a oportunidade de falar para mim mesma quando jovem, poderia ter desejado ter mais consciência. Eu gostaria de saber que tinha uma escolha. Nenhuma escolha em termos de ter ou não o bebê. Mas eu havia um par de vezes na minha vida em que eu poderia ter dito não, ou poderia ter dado um passo para trás. Mas eu sempre segui o caminho que o vento me soprava. "

Ela se divorciou duas vezes. Um cinegrafista de "The X-Files" (pai de Piper, que tem agora 17 anos) e documentarista Julian Ozanne. Ela casará com Mark Griffiths, o empresário com quem tem crianças de três e cinco anos? Ou terá terminado o casamento?
 "Nem uma coisa nem outra. Eu não tenho ideia." Ela diz que gosta de ter filhos agora, quando "não está funcionando 16 horas por dia. Eu estava filmando 'The X-Files' quando Piper nasceu. Ela ficou no meu trailer quando eu estava nos sets. Eu acho que ser um pai sendo um pouco mais velho faz uma grande diferença, falando sobre o tipo de atenção e apreço que você tem para a criança.".

Você se sentiu um pouco presa interpretando a agente Dana Scully? Anderson acena.
“A série durou menos de dez anos e teve dois filmes”. Mas dá a sensação de que ela seria feliz se nunca tivesse que repetir o personagem novamente, uma vez que há relativamente pouco tempo começou a fazer as papéis que realmente quer fazer. O ano passado foi indicado para o prêmio Olivier por sua interpretação de Nora em "Casa de Bonecas" no Donmar. Apareceu em "O Último Rei da Escócia", deu uma volta maravilhosa como Wallis Simpson em "Any human Heart” e desempenhou o papel de Mrs.Castaway na recente adaptação de "The Crimson Petal e The White."

Anderson é uma fabulosa atriz de personagens. Ele tem indicações no Bafta, Globo de Ouro e Emmy por sua interpretação de Lady Dedlock, mas Miss Havisham parece ser um desafio maior, talvez porque ela é um personagem emblemático de Dickens, que foi interpertada por todos, desde Martita Hunt, Anne Bancroft e Charlotte Rampling (Helena Bonham Carter irá fazê-lo em um filme da BBC para ser lançado no próximo ano).

Alguns disseram que Anderson é muito bonita, jovem e glamourosa para fazer Miss Havisham, tendo um especialista em Dickens descrito a atriz como "alguém que está perseguindo um rapaz em vez de olhar como uma bruxa.".  Mas na tela, Anderson aparece com lábios rachados, pele arranhada e seu desempenho é quase etéreo. "É um argumento interessante (em relação à idade de Miss Havisham), é escrito na perspectiva de Pip e quando eu tinha 12 anos, qualquer um que tivesse mais de 25 anos me parecia velho. Supõe-se que a senhorita Havisham foi plantada no altar quando ela tinha 18 ou 20 e 25 anos se passaram desde então ... ". E, de fato, Anderson pergunta: "Se não é mais interessante que não tenha 70 anos. Porque então, quando o Pip adulto aparece, a situação é mais provocadora.". Então, sim, ela tem um pouco de tempo de caçadora.

Gostou mais de atuar como Miss Havisham do que como Lady Dedlock . "Porque é um pouco travessa e desobediente e os diálogos são mais poéticos. E também porque é muito mais excêntrica." Conversamos um pouco sobre Dickens - disse não ser mais adepta a ele que Emily Bronte ou Edith Wharton - e sobre seu amor por Londres. "Sente-se  em casa e tem sido assim por muito tempo.".  Seus olhos brilham quando ele fala sobre o apartamento em Haringey onde viveu quando criança e também para comentar sobre o "aroma a cobertura” de Crouch End.

Ele pede desculpas porque tem que se retirar. Eu pergunto onde você está indo e as portas se fecham novamente. "Eu tenho que ir para uma estreia", diz timidamente. O quê? "Hum, nada em que eu participo.". Eu continuo a perguntar e, finalmente, descubro que vai para a estreia de "Missão Impossível 4", porque "alguns amigos" aparecem no filme. Não é Tom Cruise. É  um bom ator britânico cujo nome não vai me dizer (eu presumo este é Simon Pegg). Parece como se estivesse com medo, eu digo. Ela ri e coloca sua melhor cara e com os dentes cerrados. "Eu não tenho certeza porque eu vou, mas será divertido. Será".

Texto traduzido a partir do EGA.

Nenhum comentário:

Este é blog é feito por fãs (Esfiles) de Arquivo X que, apesar da série ter se encerrado há alguns anos, ainda assistem, amam-na e seguem a carreira de seus principais atores. Aqui você, visitante, encontrará noticias de nossas atividades, encontros e também notícias relacionadas à série e seus atores.